Stop the beauty madness!

Esse post é um tema sugerido no Rotaroots. O Rotaroots tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando pela diversão e pelo amor.

page

Há alguns dias várias blogueiras que acompanho postaram fotos sem maquiagem com a hashtag Stopthebeautymadness, “pare com a loucura da beleza”. A campanha foi criada pela ativista americana Robin Rice. A moça criou ‘Stop the beauty Madness’ para lutar contra os estereótipos de beleza e para isso criou uma série de anúncios para criticar os patrões de beleza impostos pela sociedade. Os desafios começaram com mulheres postando fotos #semmake e #semfiltro e desafiando suas amigas a postarem também. Teria sido super legal, se não tivesse acontecido como foi com o ASL Ice Bucket Challenge, que eu falei aqui, mas o desafio se perdeu no meio do caminho.

Essa semana várias meninas postaram fotos sem maquiagem no facebook e desafiaram suas amigas, mas caso elas não postassem deveriam dar algum produto (batom, máscara, blush, etc…) para a pessoa que propôs o desafio. MAS PERAÊÊÊÊ!!!!! Tá errado isso aí.

O desafio é pra mostrar como você pode ser bonita sem maquiagem e vocês querem ganhar mais maquiagem??? Desculpa gente, mas isso aí pra mim tá errado. Como não sou boa com textos, peço encarecidamente que vocês leiam o que a Anna Vitória escreveu aqui no So Contagious, mas também vou falar um pouquinho do que eu penso, claro.

Eu não me lembro de uma vez se quer estar de bem com meu corpo – nunca. Sempre fui a amiga feia, a amiga gordinha. Acho que por muito tempo eu me deixei influenciar pelo que a mídia mostra como perfeito (e o pior: como nós acreditamos como perfeito). Você deve ser alta, magra, ter uma bunda bonitinha e seu peito deve encostar na parede antes do seu nariz. Mas será que eu preciso mesmo disso?

Hoje eu me sinto um pouco melhor, estou em processo de emagrecimento, já perdi 4 quilos e quero perder mais 10. Mas estou fazendo isso por mim e apenas por mim. Eu quero me sentir segura com meu corpo, eu quero ser mais saudável e quero me sentir bonita quando olhar no espelho. Pra você posso estar magra, pra sua amiga posso estar gorda mas o melhor clichê que adotei ao longo dos anos foi não me importar com a opinião alheia.

Por mais que eu tenha adorado a ideia desse projeto, fiquei com uma coisinha martelando aqui na cabeça: precisamos ser desafiadas para ver o que se esconde atrás dos filtros do Instagram, do Photoshop e da maquiagem? Eu nunca fui de usar muita maquiagem, sempre postei fotos de cara limpa então isso não foi um desafio pra mim. Mas e pra você? E pra sua amiga que tem muitas espinhas? E pra menina que não gosta da falha que tem na sobrancelha? E pra outra que acha a boca fina demais?

Postar fotos “naturais” não deveria ser um problema! Pode até ser clichê mas você é mesmo linda bem do jeito que é. É claro que pra mim a Angelina Jolie é a mulher mais linda do mundo e eu trocaria de corpo com a Soraya Marx a qualquer momento, mas isso não vai acontecer então eu preciso me aceitar como sou.

Eu gosto dos meus olhos – que são claros, mas detesto minha boca – que é enorme. Eu gosto das minhas pernas, mesmo grossas mas odeio minha barriga e os “pneuzinhos” que tenho. Mas depois de um longo tempo brigando com o espelho, eu aprendi a gostar de mim. Aprenda a gostar de você bem do jeito que você é.  Não tenha vergonha de sair de casa sem passar algo no rosto, não se esconda. Após 18 anos achando minha boca grande demais, hoje uso batom escuro e não tô nem aí.

Enfim, você não precisa ter mais de 1,70 e nem menos de 50kg. Você não precisa ter “thigh gap” nem “biquini bridge” . Você só precisa se aceitar e se sentir bem. Quer emagrecer, engordar, colocar silicone, cortar o cabelo curtinho? Faça! Nada disso é errado. Apenas pare de criar um perfil irreal na sua mente, não tente ser algo que não é só porque os outros dizem que você deve ser. Se aceite, se ame, se sinta bem.

PS: Pode usar maquiagem sim e sempre que quiser, mas vale participar da #terçasemmake no instagram, campanha criada pelas meninas do GWS e toda terça feira postar uma foto sem maquiagem e se lembrar de como você é sim, linda.

1 comentário

Deixe um comentário

