A filha do coveiro – Joyce Carol Oates

Olha eu aqui de novo! Depois de passar alguns dias longe do blog, principalmente pra me dedicar mais a faculdade, voltei com a resenha de “A filha do coveiro”, livro da Joyce Carol Oates. Joyce é conhecida por vasculhar segredos de família e levá-los para seu livro e é isso o que ela fez nesse, que conta a história de sua avó. Ela também é tida como uma escritora um pouco “sombria” mas tudo que ela escreve não é nada além da realidade do mundo.

A filha do coveiroA filha do coveiro é o trigésimo sexto romance de Joyce Carol Oates, autora americana indicada por três vezes ao Prêmio Pulitzer. Este livro é uma saga familiar épica baseada na vida da avó da escritora, que narra aqui a jornada de uma mulher em busca de redenção. A protagonista Rebecca é uma jovem que cresceu em meio à discriminação e à violência numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos. É filha de Anna e Jacob Schwart, que fugiram da Alemanha em 1936 com seus dois filhos mais velhos para escapar da perseguição nazista. Mas a condição de refugiados no interior dos Estados Unidos não é muito melhor do que a situação na Europa. Jacob, um ex-professor de matemática, é obrigado a aceitar um emprego de coveiro no cemitério local, e o exíguo salário que recebe mal dá para sustentar a família. Em meio a privações e ao preconceito, Jacob mergulha cada vez mais fundo na loucura, arrastando a família consigo. O desfecho não poderá ser outro além do desastre. Rebecca escapa da tragédia familiar e, mudando-se de cidade, tenta recomeçar a vida. Casa-se, tem um filho que ama acima de tudo, mas a violência familiar volta a encontrá-la, e só fugindo novamente, e vivendo sob um nome falso, poderá reencontrar a felicidade e a chance de garantir ao filho o que ela não teve.

A filha do coveiroNesse livro, acompanhamos a sofrida jornada de Rebecca Esther Schwart para poder ter uma vida tranquila. Ela, que nasce em um navio de refugiados alemães que ia para os Estados Unidos, é filha de um professor de matemática que acabava virando coveiro da pequena cidade de Milburn e de uma dona de casa, também tem dois irmãos mais velhos.

A vida nos EUA não é nada fácil para a família, que sofre preconceitos todo o tempo. O pai, que aparentava ser um bom homem na Europa, acaba ficando louco e a mãe cai em uma depressão profunda. Rebecca é apenas uma criança e não entende nada do que acontece ao seu redor, fora o que seus irmãos conseguem lhe explicar. Acompanhar essa fase da vida de Rebecca é doloroso e forte, pois a autora retrata com realidade e é isso o que mais assusta. Por várias vezes tive vontade de deixar o livro de lado, mas simplesmente não consegui.

Quando mais velha, já sem ninguém da família por perto, Rebecca se casa e tudo parece ser lindo mas quando engravida, tudo cai aos pedaços. O marido vira outra pessoa e para se proteger e principalmente para proteger o filho, ela foge com a criança e os dois mudam de nome, prontos para recomeçar mais uma vez.

A jornada de Rebecca é angustiante, sempre cercada pelo medo e desconfiança, mas a mulher demonstra a força que tem ao ir além do esperado apenas para a felicidade do filho. Como o livro foi baseado em uma história real, posso dizer que se eu encontrasse a avó da autora, com certeza teria horas de perguntas para fazer sobre sua vida.

Por mais que tenha demorado quase um mês para terminá-lo e ter tido vontade de abandoná-lo diversas vezes, acho que o livro merece ser lido. A realidade está ali de frente para nós e por mais difícil que seja, precisamos enfrentá-la. Em mais de uma página me identifiquei com a protagonista, embora não fosse esse o meu desejo.

Pra quem se interessar, pode comprar aqui no Submarino por R$54,90. Achei meio carinho, mas vale a pena!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s